quarta-feira, 26 de maio de 2010

Especial França - Madeleines


"petit coquillage de pâtisserie, si grassement sensuel sous son plissage sévère et dévôt" Marcel Proust

Segundo a lenda, estas apetitosas conchas da pâtisserie, imortalizadas por Proust, tiveram sua origem na pequena vila de Commercy, na região de Lorraine, na França. Uma camponesa chamada Madeleine, fabricava seus bolinhos em conchas e o soberano gourmand, Stanislas Leszcynski, em visita ao castelo de commercy em 1775, apreciou tanto que batizou-as com o nome de sua criadora. Logo as madeleines ganharam o coração de Versailles e depois Paris.
Vamos preparar?

Ingredientes (para 40 unidades)
6 ovos
400g de açúcar
450g de farinha de trigo
375g de manteiga sem sal
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira (pode substituir por uma colher de chá de raspas de laranja)
1 pitada de sal

Modo de fazer:

Bater a manteiga juntando o açúcar aos poucos até que fique bem cremosa. Acrescente aos poucos a farinha peneirada com o fermento e o sal, misturando bem. Junte os ovos 1 a 1 mexendo bem a massa. Finalize com a água de flor de laranjeira ou a raspa de laranja. Unte forminhas próprias para madeleines e polvilhe com farinha. Encha-as com a mistura e leve ao forno médio por cerca de 5 minutos. Depois de frias são conservadas em latas bem tampadas por uma semana.
Claro que podemos adaptar ao nosso paladar. As madeleines da fot são de canela e vanilla.
Você pode também cortar as bolachinhas e marcar suavemente com um garfo, dando esse ar de conchinha...Imagine naquele café da manhã de sábado com um chazinho?!
Enjoy darlings!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que está aqui! Aproveite para deixar sua opinião que é muito importante para nós.