sexta-feira, 11 de junho de 2010

Especial Frutas - Mangostin ou Fruta da Rainha

Mangostin ou Rainha das Frutas (Garcinia Mangostana), é uma fruta de origem asiática, Thailandia e Malásia, mas hoje em dia é cultivada no Brasil, com a sua maior produção no sul da Bahia.
Há pouco tempo a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq, da USP, comprovou que esta fruta é rica em substâncias antioxidantes, o que impede a oxidação do colesterol ruim, e também rica em fibras.
Poucos brasileiros experimentam do raro prazer de saborear este maravilhoso fruto, bastante caro nas prateleiras de alguns supermercados nos meses de janeiro à julho. A frutinha é encontrada com facilidade no Mercadão de São Paulo e até em supermercados tradicionais, já o preço é bastante variável entre R$10,00 a R$ 30,00 a bandeja com 6 unidades.
A Rainha Victoria da Inglaterra (1837 – 1901), ao provar o mangostin, disse nunca haver comido fruta tão saborosa, dando-lhe título de Fruta da Rainha.
Come-se a polpa clara, que envolve as sementes (lembrando um pouco a Fruta-do-Conde). O sabor do mangostin é doce e levemente ácido lembrando uma cruzamento entre lichia e uva verde.
Uma fruta deliciosa, que vale a pena experimentar.
Acompanha muito bem sorbets e carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que está aqui! Aproveite para deixar sua opinião que é muito importante para nós.