quarta-feira, 2 de junho de 2010

Good morning! É a hora do meu chá...mas você sabe preparar um bom chá?


O chá é uma das bebidas mais antigas do mundo.

Pode ser feito de raízes, folhas, flores, talos...Mas um bom chá tem seus segredinhos...

O segredo número 1, é usar água filtrada ou mineral (nunca água da torneira), pois essa contém elementos como cloro e fluor que altera o sabor e algumas propriedades das ervas.

Outra dica, é não preparar grandes quantidades de chá que não serão consumidas de imediato, pois isso pode acarretar uma fermentação.

Os chás de "saqinho" também são muito indicados, porque contém praticamente as mesmas propriedades do natural

Algumas técnicas para preparar:

Tisana
Acrescentar ervas à água fervente, tampar o vasilhame, e permitir a fervura por mais cinco minutos. Em seguida, desligar o fogo e aguardar alguns minutos antes de usar o chá.

Infusão
Dispor as ervas no recipiente e despejar água fervente sobre elas. Tampar e deixar a infusão em repouso. Folhas e flores devem permanecer em repouso durante 10 minutos. Talos, raízes e cascas, durante 20 ou 30 minutos.

Decocção
Despejar água fria sobre as ervas, e iniciar o cozimento. A fervura varia de 5 a 20 minutos. Flores, folhas tenras e brotos necessitam de no máximo 10 minutos. Partes mais firmes, como raízes, cascas e talos devem ser cortados em pedaços pequenos e postos a cozinhar durante 15 a 20 minutos. Após a fervura, o recipiente com o chá deve permanecer fechado durante alguns minutos.

Maceração
As ervas devem ser postas de molho em água fria durante período variável entre 10 e 24 horas. Partes tenras como folhas, flores e brotos ficam 10 a 12 horas. Talos, cascas e raízes duros devem ser cortados em pedaços, e permanecer de molho durante 24 horas. Partes intermediárias devem ficar de molho entre 16 e 18 horas. Por não utilizar fervura, este método é mais vantajoso que os demais, pois mantém as substâncias terapêuticas das ervas inalteradas.

E como não podia deixar de ser, segue a receitinha do meu chá preferido:

1/2 xícara de maçã desidratada

1/4 xícara de abacaxi desidratado

2 paus de canela

750ml de água

o modo de preparo pode ser qualquer um dos que citei acima.

é uma delícia! E não esqueça de acompanhar seu chá com um delicioso bolo caseiro (eu amo de maçã com passas, nozes e canela) ou aquele pãozinho francês fresquinho da padaria...

Um comentário:

Que bom que está aqui! Aproveite para deixar sua opinião que é muito importante para nós.