quinta-feira, 1 de julho de 2010

O que faz uma festa diferente da outra?

Sabe, eu preciso dizer que às vezes ouço coisas que me dóem muito...por exemplo, quando vem um cliente que não está de muito bom humor e eu começo a desenhar o projeto do evento dele e ele me vem com a velha frase...para que tudo isso se alguém sempre vai sair reclamando?
Bem, eu tenho um conceito diferente sobre festas e afins. Na minha opinião, receber bem um convidado faz da minha festa um evento diferente de todos os outros.
Mas afinal, o que faz uma festa diferente de outra?
Bem, toda vez que vamos organizar um evento, seja um chá, um almoço de familia, um coquetel de lançamento de uma marca, um casamento e até um velório, sim, eu também já fiz brunch para velórios,rs, é preciso seguir um roteiro que passa por 4 parâmetros:
1 - Planejamento
2 - Organização
3 - Perfil do cliente
4 - Espelho
1- Planejamento
O primeiro item é fundamental em todos os aspectos: planejamento
trabalhar o que se quer, dentro do círculo de o que se tem, ou seja, chegar o máximo possível da meta, sem ultrapassar o orçamento.
Distribuir a verba entre comida, bebida, decoração e outros (aqui vai o detalhe de cada festa)
É possível organizar festas boas e bonitas com pouco dinheiro sim senhor!
2 - Organização
Organizar significa ter o que se quer, funcionando como.
Entender todas as etapas de funcionamento de um evento, é o grande segredo para alcançar a perfeição. Não pode faltar comida, nem bebida e tampouco entretenimento de qualidade. O serviço precisa ser muito bom, para que todos os convidados sejam atendidos e sintam-se satisfeitos.
3 - Perfil do cliente
Sabe aquela festa que a gente nunca consegue identificar se é informal, com que roupa eu vou ou pior, evento simples metido a chique?
Pois é, isso é falta de adequação ao perfil do anfitrião da festa, seja ele um empresário, umpublicitário, um casal em bodas de ouro, noivos ou uma loja.
Tudo numa festa fala sobre um cliente, já imaginou uma marca de artigos esportivos, esportes radicais, servindo um jantar de gala? Não rola né?
4- Espelho
Espelho e perfil são itens muito ligados um ao outro. Espelho é o que aquele evento deseja transmitir aos seus convidados? É um boas vindas, portas abertas, solidariedade, festejar o amor, festejar sucesso? Cada item precisa ser bem definido para que a mensagem seja assimilada de forma correta. Neste tópico usamos muito aquela pergunta: Para que e para quem?
Bom, agora que já conhcemos todos os tópicos básicos de uma organização, vamos ao item importante e que responde a pergunta do tópico, o que faz diferença numa festa?
a resposta é básica: os detalhes.
Vou dar exemplo com essas fotos retiradas da Revista Casa e Jardim


Quindins ( os meus são deliciosos acreditem!) são docinhos lindos, deliciosos, apreciados e úmidos. Precisam ser servidos com o apoio de forminhas, mas também podemos usar colheres como a foto acima...com certeza, um charme não acham?

Se sua festa é descontraída, veja essa opção, sirva o drink com a receita e um convite para quem está sendo servido...na próxima você prepara. Isso faz com que os convidados façam parte do evento e não sejam apenas espectadores.
Aqui também serve para inspirações para fazer place cards, escort cards...

Saladas, quase sempre são dispostas em grandes bandejas decoradas, mas essa opção de servir porções individuais em taças, fica lindo, elegante e deixa sofisticado até mesmo aquele churrasquinho de fim de ano né?

Sirva coca-cola, soda, guaraná, drinks e coquetéis, mas sirva de forma personalizada. Uma idéias simples e que faz muita diferença são os cubos de gelo incrementados com pedacinhos de frutas, fitas de coco...Quando recebe um desses, ainda que inconscientemente o convidado tem a impressão real de que tudo foi feito pensando nele.
E acreditem, até mesmo uma café da manhã simples, estilo pão com ovo, pode ser pessoal não concordam?

É o jeitinho doce design de ser...
Espero que gostem!

2 comentários:

Que bom que está aqui! Aproveite para deixar sua opinião que é muito importante para nós.